seta seta
Pedro LOPES DA SILVA ®
(1870-1933)
Maria José da Conceição LOPES DA SILVA
(1869-1934)
? MONIZ
Hermenegildo LOPES DA SILVA ®
(1895-)
Palmira de Carvalho MONIZ
(1889-1993)

Olavo MONIZ ®
(1918-1983)

 

Relações da família

Olavo MONIZ ® 1

  • Nascimento: 16 Ago 1918, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde 1 2
  • Óbito: 18 Jan 1983, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde com 64 anos de idade 2
  • Sepult.: Jan 1983, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica:,. Fez o Ensino primário na ilha natal e, em São Vicente estudou no então Liceu Infante D. Henrique onde concluiu o Curso Complementar, ex-7º Ano dos Liceus, com distinção, em 1935. Chegou a leccionar nessa mesma escola, mas já com o nome de Liceu Gil Eanes. Foi também professor no Liceu da Praia durante alguns anos, tendo lhe sido reconhecida Capacidade Técnica e Pedagógica. Olavo Moniz terá vindo para o Sal a convite do Dr.Ramiro Alves Figueira, então director do Externato do Aeroporto do Sal. Estando a desempenhar as funções de Director do Aeroporto, por substituição, e com o Externato a crescer dia por dia, Dr. Ramiro teve a feliz ideia de convidar o Ilustre Professor para vir leccionar e dirigir a escola que, entretanto oficializado a partir do ano lectivo 1974 - 1975, passaria a chamar-se Liceu do Sal, secção do Liceu de S. Vicente. Não tinha formação superior, porém, Olavo Moniz era possuidor de uma sabedoria que a todos encantava. Professor polivalente tanto em Línguas como nas Ciências, leccionou quase todas as disciplinas. No Sal, foi professor de Matemática, tendo exercido as funções docentes de forma exemplar. Olavo Moniz não se destacou apenas como docente. Homem ligado à Imprensa e ao Desporto, foi Presidente da Delegação da Associação de Futebol de Cabo Verde, na Praia; foi Membro do grupo de trabalho que elaborou, em 1970, o Novo Regulamento do Conselho Provincial da Educação Física; foi Membro da Câmara Municipal de S. Vicente e do Conselho Legislativo da Província, de 1069 a 1974; foi dirigente da Rádio Clube do Mindelo, de 1969 a 1974, tendo igualmente dirigido programas na Rádio Barlavento; colaborou no Jornal "O Arquipélago" e, mais tarde, no Novo Jornal de Cabo Verde, escrevendo temas ligados ao futebol de que era um entusiasta.

• Altura: 1,65 m, 1937. 1



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado a 1937.



• Categoria / função laboral: em 1937 era professor de posto de ensino nº4 de Praia Branca, in São Nicolau, Cabo Verde. 1

• Encontrava-se solteiro em 1937 1

• Olavo tinha em 1937 a seguite descrição 1 Altura: 1,65m
Olhos: castanhos



• Trabalhava em 1961 como docente do Liceu Adriano Moreira em Praia, Santiago, Cabo Verde (Contrato, de 2/10/1961. B.O. 2, de 13/1/1962)



• Atividade política: vogal do CONSELHO LEGISLATIVO da Província de Cabo Verde, a 22 Abr 1968, em Praia, Santiago, Cabo Verde. O recorte ao lado é da notícia publicada em 25-04-1968 no nº 298 do semanário capitalino "O Arquipélago".



• Atividade política: vice-presidente do CONSELHO LEGISLATIVO da Província de Cabo Verde, a 19 Mai 1971. Publicado em 20-05-1971 no nº 458 do semanário capitalino "O Arquipélago". (cf recorte ao lado)



• Cargo: vice-reitor do liceu Gil Eanes, a 1 Out 1974, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde. (Cf. ao lado, um extrato do B.O. nº2 de 11.1.1975).

• O que se conta desta pessoa: por Zito Azevedo em "Arrozcatum", a 29 Set 2014. Olavo Moniz, foi um docente respeitado, e uma pessoa serena, educada, autêntico gentleman, cuja conversa, variada e fluente, me proporcionou muitas horas de autêntico deleite...Tinha uma inteligência viva e abordava com a mesma facilidade uma variedade de temas que lhe davam uma áurea de inciclopédia viva, mas sem alardes de sabichão que tudo sabe e nunca se engana...Olavo Moniz tem, por isso, um lugar muito especial na minha memória, como uma das imensas razões que dão significado à nossa vida!
Em jeito de homenagem, deixo aqui uma imagem da Escola Secundária da Ilha do Sal, de onde era natural, e que leva o nome do professor...



• Foi sepultado em Cemitério Municipal do Mindelo em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa.


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031416; registo nº 91, imagens 12 e 13; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 26 Jul 1937; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, São Nicolau, RPSAC-Cx 408, peça 10, 1931-1940.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia