|
|
|
|
|
|
Manuel de Jesus Monteiro DUARTE ® (1929-1982) |
Manuel de Jesus Monteiro DUARTE ®
Manuel também usou o nome Manecas. Eventos de relevo na sua vida: • Associação ou club: sócio nº 114 da Casa dos Estudantes do Império, admitido, a 8 Fev 1953, em Coimbra, , Coimbra, Portugal. 2 Entre outros dados patentes na ficha, constam: • Nota biográfica:,. Fez os seus estudos secundários no Liceu Gil Eanes do Mindelo e formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, Portugal. Seguindo a carreira da magistradura, foi delegado do Procurador Geral da República na comarca do Barlavento em Cabo Verde e juiz em Angola, terra onde residiu de 1963 até 1975, ano em que, devido à guerra e a descolonização, deixou a antiga colónia portuguesa reformando-se em seguida. De regresso à terra natal, já depois da independência, foi Presidente do Supremo Tribunal de Justiça da República de Cabo Verde, presidente do Instituto Cabo-Verdiano do Livro, conselheiro do presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, e advogado. Por Decreto Presidencial nº 3/95, de 2 de Fevereiro, foi agraciado, a título póstumo, pelo presidente da República de Cabo Verde, Dr. Mascarenhas Monteiro, com a Primeira Classe da Medalha Vulcão. • Cargo: Procurador-geral da República, a 20 Set 1975 em Cabo Verde em acumulação com o de Conselheiro Jurídico da Presidência da República. • Feito: um dos escribas da 1ª Constituição da República de Cabo Verde (aprovada a 5 de setembro), em 1980,. • Atividade literária: escritor. • Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras,,. Em virtude de ser patrono da cátedra nº 18 das 40 desta Academia • Foi sepultado no Cemitério da Várzea. • Sepultura/Campa. Manuel casou com Carmen de Santa Rosa LOPES DA SILVA ®, filha de ? Lopes SOARES e Maria Eduarda LOPES DA SILVA ®. (Carmen de Santa Rosa LOPES DA SILVA ® nasceu a 17 Dez 1939 em Cabo Verde e faleceu em †.) |
1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.
2
UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), página 943 do registo de fichas abrangendo o ano de admissão; Tabela 3; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo
Tabela 3 - Coimbra, com 883 fichas de associados (incluindo 141 demitidos); A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.
Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:
1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).
2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.
3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.
4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.
5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.
6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador
7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:
jorsoubrito@gmail.com.
Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:
Sumário | Apelidos | Lista de nomes
Esta página Web foi criada a 22 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia