seta seta
Pedro José DUARTE
(1856-)
Isabel Duarte CRISTINA
(1857-)
Francisco de Deus DUARTE ®
(1880-1950)
Felícia Maria MONTEIRO
(-1948)

Manuel de Jesus Monteiro DUARTE ®
(1929-1982)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Carmen de Santa Rosa LOPES DA SILVA ®

Manuel de Jesus Monteiro DUARTE ®

  • Nascimento: 18 Jan 1929, Praia, Santiago, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Carmen de Santa Rosa LOPES DA SILVA ®
  • Óbito: 21 Ago 1982, Praia, Santiago, Cabo Verde com 53 anos de idade 1
  • Sepult.: Ago 1982, Praia, Santiago, Cabo Verde

Símbolo   Manuel também usou o nome Manecas.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Associação ou club: sócio nº 114 da Casa dos Estudantes do Império, admitido, a 8 Fev 1953, em Coimbra, , Coimbra, Portugal. 2 Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

PROFISSÃO: Estudante

Vice-Presidente da Direcção em 53/54. Vice-Presidente da Direcção 1954/1955.-- Pres. Mesa A. Geral

• Nota biográfica:,. Fez os seus estudos secundários no Liceu Gil Eanes do Mindelo e formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, Portugal. Seguindo a carreira da magistradura, foi delegado do Procurador Geral da República na comarca do Barlavento em Cabo Verde e juiz em Angola, terra onde residiu de 1963 até 1975, ano em que, devido à guerra e a descolonização, deixou a antiga colónia portuguesa reformando-se em seguida. De regresso à terra natal, já depois da independência, foi Presidente do Supremo Tribunal de Justiça da República de Cabo Verde, presidente do Instituto Cabo-Verdiano do Livro, conselheiro do presidente da República de Cabo Verde, Aristides Pereira, e advogado. Por Decreto Presidencial nº 3/95, de 2 de Fevereiro, foi agraciado, a título póstumo, pelo presidente da República de Cabo Verde, Dr. Mascarenhas Monteiro, com a Primeira Classe da Medalha Vulcão.



• Cargo: Procurador-geral da República, a 20 Set 1975, em Cabo Verde. Em acumulação com o de Conselheiro Jurídico da Presidência da República.

(cf. ao lado o extrato do BO nº 13 de 27 de Setembro de 1975)



• Feito: um dos escribas da 1ª Constituição da República de Cabo Verde (aprovada a 5 de setembro), em 1980,.
Da nossa esq. para a dta., o 3º na foto.

1ª Constituição da República de Cabo Verde



• Atividade literária: escritor.
Leia mais (em língua francesa) aqui.
NB: A página indicada faz parte de um "site qui est réalisé par Christophe Chazalon à partir de mai 2018".

• Nota biográfica: constante no site da Academia Cabo-verdiana de Letras,,. Em virtude de ser patrono da cátedra nº 18 das 40 desta Academia

"Manuel de Jesus Monteiro Duarte, mais conhecido como Manecas Duarte, nasceu em 18 de janeiro de 1929 na Praia, e morreu em 21 de agosto de 1982.
Filho do Padre Francisco Duarte, casou-se com Cármen de Santa Rosa, conhecido como Milú Duarte, com quem teve três filhos.
Licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra e tornou-se delegado do Ministério Público na ilha de São Vicente, antes de ser transferido para Angola no início da década de 1960. Ele então trabalhou como advogado com Maria do Carmo Medina.
Juntamente com seu irmão Abílio, foi um dos pioneiros da luta pela Independência, sob a égide do PAIGC, e ambos escreveles estavam a proclamação da independência de Cabo Verde.
Após a proclamação da independência, tornou-se Presidente do Primeiro Supremo Tribunal de Justiça, Procurador da República (1975-1976 / foto anexa), assessor do Presidente Aristides Pereira e primeiro Presidente do Instituto Cabo-Verdiano do Livro (ICL), em 1976.

Em 17 de Fevereiro de 1995, foi-lhe atribuída postumamente a "medalha de 1a classe da Ordem do Vulcão" pelo Presidente da República, António Mascarenhas Monteiro, juntamente com Eugénio Tavares, José Lopes da Silva, Pedro Monteiro Cardoso e Januario Leite.
Em 21 de Maio de 2009, a Câmara Municipal da Praia deu o seu nome à rua principal da Prainha"



• Foi sepultado em Cemitério da Várzea.



• Sepultura/Campa.


imagem

Manuel casou com Carmen de Santa Rosa LOPES DA SILVA ®, filha de ? Lopes SOARES e Maria Eduarda LOPES DA SILVA ®. (Carmen de Santa Rosa LOPES DA SILVA ® nasceu a 17 Dez 1939 em Cabo Verde e faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 Data na lápide, placa ou cruz tumular.

2 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), página 943 do registo de fichas abrangendo o ano de admissão; Tabela 3; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 3 - Coimbra, com 883 fichas de associados (incluindo 141 demitidos); A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia