seta
Marcelino Dias ROBALO
Ana Gomes SEMEDO
(1899-)
António Correia RODRIGUES
Justina Gomes FURTADO
Ernesto Gomes ROBALO ®
(1913-1989)
Maria Furtado de CARVALHO ®
(1916-2009)

Arlindo Gomes FURTADO ®
(1949-)

 

Relações da família

Arlindo Gomes FURTADO ®

  • Nascimento: 4 Out 1949, Figueira das Naus, Santiago, Cabo Verde
  • Baptizado: Ago 1951, Santa Catarina, Santiago, Cape Verde
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

foi registado em 15-11-1949

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Nota biográfica. Quarto filho de Ernesto Robalo Gomes e Maria Furtado, foi batizado na freguesia de Santa Catarina, em agosto de 1951.
] Realizou os estudos primários em Achada Lem, Santa Catarina. Ele entrou para o Seminário Menor São José, em 1 de outubro de 1963, onde fez os seus estudos do ensino médio. Em 11 de setembro de 1971, ele partiu para Coimbra, Portugal, a fim de continuar seus estudos no Seminário Maior daquela cidade. Depois de concluir os cursos de teologia no Instituto de Estudos Teológicos, ele voltou a Cabo Verde, em 1976.

Ele foi ordenado diácono pelo bispo Dom Paulino do Livramento Évora, CSSp., Bispo de Santiago de Cabo Verde, em 9 de maio de 1976, no Seminário de São José. Ele como um diácono, trabalhou na paróquia de Nossa Senhora da Graça, em Praia; em agosto de 1986, ele estudou no Pontifício Instituto Bíblico, de Roma, onde obteve a licenciatura em Sagrada Escritura. Ele voltou a Cabo Verde em 1990.

Vida eclesiástica
Ordenado padre em 18 de julho de 1976, na freguesia de Santa Catarina pelo Bispo Paulino do Livramento Évora. Nomeado vigário paroquial de Nossa Senhora da Graça. De 1978 a 1986, foi reitor do Seminário Menor São José. Voltou a Roma, entre 1986 e 1990. Voltando a Cabo Verde em 1990, residiu em Seminário São José. Durante um ano, ele ajudou as áreas de Lém-Cachoro e Achada São Filipe. Naquele mesmo ano, ele ensinou inglês no Liceu Domingos Ramos. De 1991 a 1995, ele ensinou grego bíblico, hebraico, história e geografia dos povos bíblicos e foi titular da cadeira de Antigo Testamento no Instituto de Estudos Teológicos de Coimbra, Portugal. Durante a sua estada naquela diocese, ele era administrador paroquial de duas comunidades, Ameal e Vila Pouca (na altura, Freguesia do Ameal, na qual estava ainda inserida a Quinta das Cunhas). Colaborou na equipe de tradutores da "Nova Bíblia dos Capuchinhos", traduzindo os livros de Provérbios, Eclesiastes, Ben Sirah, e escreveu as suas apresentações.

Em 1995 ele retornou a Cabo Verde para a paróquia de Nossa Senhora da Graça. Foi membro do Conselho Nacional de Educação e professor da Escola de Formação da Polícia. Até 2004, foi vigário-geral da diocese de Cabo Verde.

Eleito primeiro bispo de Mindelo em 14 de novembro de 2003, foi consagrado em 22 de fevereiro de 2004, por Paulino do Livramento Évora, Bispo de Santiago de Cabo Verde, assistido por Albino Mamede Cleto, bispo de Coimbra, e por José Câmnate na Bissign, bispo de Bissau. Seu lema episcopal é "Jesus, o Bom Pastor". Transferido para a Sé de Santiago de Cabo Verde em 22 de julho de 2009, tomou posse da Sé em 15 de agosto de 2009.

Em 4 de janeiro de 2015, o Papa Francisco anunciou a sua elevação a cardeal, a ter lugar no Consistório Ordinário Público de 2015. Sendo o primeiro cardeal de Cabo Verde na história.

A 14 de fevereiro de 2015 na Basílica de São Pedro, em Roma teve lugar o rito de imposição do barrete e da entrega do anel e da bula de criação cardinalícos a D. Arlindo Gomes Furtado pelo Papa Francisco, tendo sido investido com o título de S. Timóteo.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia