seta seta
Domingos Joaquim de MENEZES ®
(1846-1904)
Maria Augusta da Conceição CORDEIRO ®
(1857-1905)
Eugénio António de Sena MARTINS
(1852-1895)
Mariana Victória Vieira Botelho da COSTA
(1858-1939)
José Bonaparte de MENEZES ®
(1889-1929)
Paulina Botelho da Costa MARTINS ®
(1894-1985)

Filinto Elísio de MENEZES ®
(1924-)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Carolina Francisca do ROSÁRIO

Filinto Elísio de MENEZES ®

  • Nascimento: 6 Jun 1924, Praia, Santiago, Cabo Verde 1
  • Companheiros (1): Carolina Francisca do ROSÁRIO
  • Óbito: †
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Cargo: Diretor do Banco Nacional Ultramarino, Antes de 1940, Praia, Santiago, Cabo Verde.



• Assinatura / Rubrica, 1940.

• Estado civil: solteiro, 1940. 1

• Residência, 1940, Praia, Santiago, Cabo Verde. 1

• Sinalética: 1,74 m ; olhos castanhos, 1940. 1

• Ocupação: estudante, 1940. 1



• Foto em grupo: com colegas bancários do BNU. De cima para baixo e da direita para a esquerda: Nuno Álves de Miranda, Franklin Lisboa Santos, Silvestre Pinheiro de Faria, Tomaz Dantas Martins, Aleixo Miranda, António Firmino, Guilherme Rocheteau, José Martins Fonseca, Filinto Elísio de Menezes, José Mateus Spencer, Eduíno Brito Silva, Mário Lima e José Euclides de Menezes. Fotografia reproduzida no artigo de Mário Lima intitulado "Reflexões" (Artiletra. 24. Praia. Jan.-Jul. 1997)

• O que se conta desta pessoa. Filinto Elísio de Menezes é um poeta cabo-verdiano que esteve ligado a revista literária Certeza (1944) na qual haviam sido analisados os factores que impeditivos da afirmação da literatura cabo-verdiana, a saber: o apego à arte metropolitana de épocas anteriores pelos intelectuais cabo-verdianos e o desconhecimento dos autores cabo-verdianos empenhados com a formação da literatura cabo-verdiana. Tendo chegado em 1948 em Angola '96 um ano após a criação do Jornal Cultura (I)-, onde viria a permanecer até 1975, o ensaísta constatou uma situação idêntica com a prevalecente em Cabo Verde, e afirmava que, a época, a literatura angolana era desconhecida. De acordo com Filinto Elísio de Menezes (2008:263), a dominação de um povo ocorre no momento em que os seus dirigentes, na sua insignificância, e em número reduzido, não cultivam o gosto pelas belas-artes


imagem

Filinto teve uma relação com Carolina Francisca do ROSÁRIO. (Carolina Francisca do ROSÁRIO nasceu a 13 Dez 1920 em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde 2 e faleceu a 13 Set 1990 2.)


imagem

Fontes


1 "Divulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031376; registo nº 1286, imagens 144 e 141 de 204; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 27 Set 1940; clique aqui

"Cabo Verde, Bilhetes de identidade, ACP-Lv 355, 1937-1943.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 2: pg. 34.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 24 Mar 2024 com Legacy 9.0 de Millennia