seta
Pedro das ASTÚRIAS [38m]*
(0650-0730)
Ermesinda de CANTÁBRIA [38m]*
(0680-0739)
Afonso I das ASTÚRIAS [38m]* ®
(Cerca de 0690-0757)
Ermesinda das ASTÚRIAS [38m]*
(0700-)

Froila I de LEÃO [37m]* ®
(0722-0768)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Munia FROILAZ [37m]*

Froila I de LEÃO [37m]* ®

  • Nascimento: 722, Leão, Espanha
  • Casamento (1): Munia FROILAZ [37m]*
  • Óbito: 768, Cangas de Onís, , Asturias, Spain com 46 anos de idade
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Rei de Leão e Castela casou com D. Onega ........., em 725; a 2ª , em 768, com Munia Froliaz, filha de Froila Petri de Leão, e de N........

Fruela I foi rei das Astúrias (757 - 768). Era filho de Afonso I e continuou a obra do pai. Apelidado de O Cruel pela sua rígida disciplina, suprimiu uma revolta dos Bascos, a quem tirou Munia, de família nobre, para mais tarde casar com ela. Deste casamento nasceram Afonso (que viria a tornar-se Afonso II das Astúrias) e Jimena, mãe do herói do romance Bernardo del Carpio. Durante o seu reinado, foi fundada a cidade de Oviedo, a 25 de Novembro de 761, com a edificação de uma igreja em homenagem a São Vicente, pelo abade Máximo e seu tio Fromestano, contribuindo para a manutenção das boas relações entre a Igreja e os reis de Astúrias. Fruela não teve um final de reinado feliz. Assassinou o seu irmão Vimarano e, para o desassossego da nobreza, nomeou para seu sucessor Bermudo (filho de Vimarano). Porém, a nobreza insurgiu-se contra o rei, culminando no assassinato de Fruela em Cangas de Onís, subindo ao trono o Aurélio. Os túmulos de Fruela e sua esposa Munia encontram-se na catedral de Oviedo.

Filhos do 1º casamento (da sua esposa, Munia):

15. Froila II
15. Afonso II, o Casto

Hijos de Hermesenda Romaes:

Romão, conde de Monterroso e de Santa Marta de Ortigueira C/ D. Teresa Arias

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Anotações gerais. Rei de Leão e Castela casou com D. Onega ........., em 725; a 2ª , em 768, com Munia Froliaz, filha de Froila Petri de Leão, e de N........

Fruela I foi rei das Astúrias (757 - 768). Era filho de Afonso I e continuou a obra do pai. Apelidado de O Cruel pela sua rígida disciplina, suprimiu uma revolta dos Bascos, a quem tirou Munia, de família nobre, para mais tarde casar com ela. Deste casamento nasceles estavam Afonso (que viria a tornar-se Afonso II das Astúrias) e Jimena, mãe do herói do romance Bernardo del Carpio. Durante o seu reinado, foi fundada a cidade de Oviedo, a 25 de Novembro de 761, com a edificação de uma igreja em homenagem a São Vicente, pelo abade Máximo e seu tio Fromestano, contribuindo para a manutenção das boas relações entre a Igreja e os reis de Astúrias. Fruela não teve um final de reinado feliz. Assassinou o seu irmão Vimarano e, para o desassossego da nobreza, nomeou para seu sucessor Bermudo (filho de Vimarano). Porém, a nobreza insurgiu-se contra o rei, culminando no assassinato de Fruela em Cangas de Onís, subindo ao trono o Aurélio. Os túmulos de Fruela e sua esposa Munia encontram-se na catedral de Oviedo.

• Descendência. Filhos do 1º casamento (da sua esposa, Munia):

º Froila II
º Afonso II, o Casto

Filos de Hermesenda Romaes:

Romão, conde de Monterroso e de Santa Marta de Ortigueira C/ D. Teresa Arias


imagem

Froila casou com Munia FROILAZ [37m]*, filha de Froila Petri de LEÃO [37m]* e Desconhecida. (Munia FROILAZ [37m]* nasceu cerca de 730.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia