seta seta seta seta
José Maria Cabral de AZEVEDO ®
(1853-Depois de 1929)
Ana Maria de SOUSA ®
(-Depois de 1942)
Guilherme Monteiro CARDOSO
(1885-)
Ana do Carmo AVELINO
(1879-)
Pedro Corsino de AZEVEDO ®
(1905-1942)
Ana Zara Avelino Monteiro CARDOSO
(1911-)

Osvaldo Aranda de AZEVEDO ®
(1937-2017)

 

Relações da família

Osvaldo Aranda de AZEVEDO ®

  • Nascimento: 23 Mar 1937, Ribeira Brava, São Nicolau, Cabo Verde
  • Óbito: 23 Nov 2017, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde com 80 anos de idade
  • Sepult.: Nov 2017, Mindelo, São Vicente, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Facebook (acesso condicionado às restrições impostas pela pessoa): clique aqui



• Atividade literária: escritor.



• Atividade política: foi preso político da PIDE, em Abr 1960, na Praia, Santiago, Cabo Verde. Por 2 meses a 1 ano na Cadeia Civil da Praia.

O nº12 da lista aqui ao lado

• Colocado tinha a patente militar de Major quando se aposentou.



• Obra / Publicação: livro "Regresso à Vila do Vale", em 2007,. Este livro reúne poemas e contos que na sua maioria recriam os "mil mistérios e tesouros que guardam a Vila do Vale (Ribeira Brava - São Nicolau) lugar de origem do poeta Osvaldo Azevedo.

Esta publicação está dividida por poemas introdutórios, uma dedicatória e três cadernos. No caderno inicial estão agrupados poemas e contos de intensa rememoração da infância, na restrita visão de mundo dos pequenos sempre prontos para descobrir o universo dos adultos. Os contos testemunham o quotidiano de uma pacata vila durante o período colonial, sendo os animais protagonistas em algumas narrativas, como a de "O Brilhante", o bravo cavalo de um tempo em que "a terra ainda esperava a manifestação máscula de um homem". O caderno seguinte preocupa-se com a relação ilhéu-mar, enquanto o derradeiro apresenta intimismo e lirismo, para além das divagações acerca do ocaso da vida..

• Condolências ou Agradecimento de condolências: a 23 Nov 2017, em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.

• Nota biográfica: por Chissana Magalhães no Expresso das Ilhas, a 24 Nov 2017,. Natural de Ribeira Brava (São Nicolau), Osvaldo Azevedo era filho do poeta claridoso Pedro Corsino Azevedo. Preso pela PIDE em 1961, em 1965 parte para a Holanda de onde com a ajuda de Mário Fonseca consegue seguir para França onde se junta ao grupo de Cabo-verdianos já mobilizados para integrar as estruturas do PAIGC.

Fez formação militar na Argélia, em Cuba e também na ex-URSS para finalmente se juntar a Amílcar Cabral nas matas da Guiné-Bissau, onde participa na guerrilha da luta de libertação da Guiné e de Cabo Verde. Depois da independência integra as Forças Armadas, tendo se aposentado como major.

Em 2015 mantinha-se ainda activo, com uma produção literária e de artes plásticas de grande qualidade. Em Outubro desse ano fez o lançamento da 2ª edição do seu livro de contos e poemas "Regresso à Vila do Vale", originalmente publicado em 2007 e que ele também ilustrou.

Na mesma ocasião regressava aos ecrãs, através do festival de cinema Oiá, o documentário de 2014 "O Velho Caminheiro", realizado por Jean Gomes. O mesmo incidia sobre a trajectória de Osvaldo Azevedo enquanto combatente da luta pela Independência .

Um dos fundadores das Forças Armadas de Cabo Verde, Osvaldo Azevedo teve ontem um funeral com honras militares.



• Foi sepultado no Cemitério Municipal do Mindelo em Mindelo, São Vicente, Cabo Verde.



• Localização da sepultura.



• Sepultura/Campa.


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia