seta seta
Fernando de Azevedo CAMACHO
Teresa dos REIS BORGES
(1882-)
Augusto Macedo AZEVEDO
(1883-)
Ambrozina de SOUSA ®
(1886-)
João de Azevedo CAMACHO ®
(1903-Depois de 1974)
Raquel Ivone AZEVEDO

Aquilino de Azevedo CAMACHO ®
(1934-2011)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Mafalda Augusta Furtado de CARVALHO ®

Aquilino de Azevedo CAMACHO ®

  • Nascimento: 26 Ago 1934, Santa Catarina, Santiago, Cape Verde
  • Casamento (1): Mafalda Augusta Furtado de CARVALHO ®
  • Óbito: 23 Out 2011, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 77 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Trabalhou como empresário.

• Nota biográfica:,. Aquilino de Azevedo Camacho foi fundador de várias empresas em Angola, Portugal e Cabo Verde, entre as quais a SEPI - Sociedade de Estudos e Projectos de Investimentos, instituição que agrega os interesses accionistas cabo-verdianos no BCN, da qual foi o primeiro Presidente do Conselho de Administração. Foi Administrador do BCN entre 2004 e 2007 e faleceu a 23 de Outubro de 2011 em Lisboa.



• Foto de família.

• Prestou serviço militar em 1957 em Abrantes, , Santarém, Portugal. 1 no Regimento de Infantaria 2 - Abrantes



• Associação ou club: sócio nº 313 da Casa dos Estudantes do Império, admitido, a 5 Abr 1957, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. 2 admitido nessa data sob proposta de
José André Leitão da Graça

Desistiu em Maio de 1958

Entre outros dados patentes na ficha, constam:

ESTADO CIVIL: Solteiro

Viveu 5 anos em CV

• Formação: matriculara-se, em 1964, em Lisboa, , Lisboa, Portugal. No curso de Administração Ultramarina da então Escola Superior Colonial.

Fonte: Relação nominal dos antigos estudantes cabo-verdianos matriculados na Escola Superior Colonial (1914-1970), (em 2012 era o Instituto Superior das Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa), que constitui o anexo 3 da
TESE apresentada em 2012 por Crisanto Avelino Sanches de Barros, para obtenção do Título de Doutor em Ciências Políticas e Sociais.

• Condolências ou Agradecimento de condolências: Morreu o empresário e dirigente desportivo Aquilino Camacho, a 25 Out 2011,.
Cidade da Praia, 25 Out (Inforpress) '96 O empresário cabo-verdiano Aquilino Camacho, proprietário da Papelaria Académica e da Intertrade, morreu este domingo, em Lisboa, após doença prolongada.

Natural de Santa Catarina (Santiago), Aquilino Camacho, 77 anos, viveu em Angola até à independência desse país em 1975, altura em que regressou a Cabo Verde, onde aos poucos acabou por se tornar numa destacada figura do meio empresarial cabo-verdiano.

Criou a Papelaria Académica e depois a Intertrade, primeiro importador de cimento Secil para Cabo Verde. Aquilino Camacho foi um dos promotores do Banco Cabo-Verdiano de Negócios, juntamente com o cunhado Manuel Chantre e o empresário Lucas da Cruz.

Antes esteve também ligado à constituição da primeira agência de turismo de Cabo Verde, a Cabetur.

Homem empreendedor, preocupado com o social, Aquilino Camacho foi o primeiro responsável do Centro Social São Jorginho, na Cidade da Praia. Foi também amante do desporto, tendo dirigido a Académica, nome aliás da sua papelaria.

Inforpress/Fim


imagem

Aquilino casou com Mafalda Augusta Furtado de CARVALHO ®, filha de Augusto Barreto de CARVALHO ® e Maria Paula Cordeiro FURTADO ®. O casamento acabou em divórcio. (Mafalda Augusta Furtado de CARVALHO ® nasceu a 11 Jan 1934 em Cabo Verde.)


Símbolo  Notas sobre o casamento:

Divorciaram

imagem

Fontes


1 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), pg. 384 do registo de fichas; Tabela 5; Tabela 5 - Fichas de candidatos a associados - dois volumes
- Volume I contendo um dossier com 703 fichas relativas à Sede (Lisboa);
- Volume II composto por dois dossiers (com um total de 381 fichas de candidatos):
- um com 177 fichas relativas à Sede (Lisboa) e o
- outro com 204 fichas relativas à delegação do Porto; A documentação que a seguir se publica consiste no levantamento dos ficheiros de associados da Casa de Estudantes do Império (CEI) que se encontram à guarda da Torre do Tombo; A CEI instituída a 3 de Julho de 1944, teve a sua sede em Lisboa, e delegações em Coimbrai e no Porto. A razão de ser de esta documentação se encontrar na Torre do Tombo tem a ver com o facto de a sede da Casa dos Estudantes do Império e a sua delegação de Coimbra terem sido encerradas, com a invasão das suas instalações pela PIDE em setembro de 1965. Os respetivos arquivos foram apreendidos pela polícia política e armazenados em Caxias.

2 UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (Lisboa, Portugal), página 218 do registo de fichas abrangendo o ano de admissão; Tabela 2; Transcrição exata dos ficheiros existentes na Torre do Tombo

Tabela 2 - Lisboa e Porto, com 793 fichas de associados da Sede e da Delegação do Porto

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 3 Out 2024 com Legacy 9.0 de Millennia