seta seta
Tomás Fortes REZENDE
(1868-)
Ernestina Silves MOREIRA
(1879-)
Frederico Fortes REZENDE ®
(1905-)
Maria da Purificação Carnaval BARBOSA ®
(1911-1965)

José João Carnaval Barbosa Fortes REZENDE ®
(1940-2020)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Margarida Afonso Sanches SEMEDO ®

José João Carnaval Barbosa Fortes REZENDE ®

  • Nascimento: 10 Mar 1940, Praia, Santiago, Cabo Verde
  • Casamento (1): Margarida Afonso Sanches SEMEDO ®
  • Óbito: 28 Dez 2020, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 80 anos de idade

Símbolo   José também usou o nome Djidjé.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Atividade desportiva: futebolista na juventude: Praia, Santiago, Cabo Verde. os manos Djidjé (esq.) e Noni (dta)



• Atividade militar e/ou paramilitar: Mocidade Portuguesa (época colonial salazarista). Da esq.-dta.
• 1º plano: Zé Jorge, Arnaldo Ribeiro (irmão de Carlos Ribeiro) Pereirinha de (S Jorge) e Nony
• 2º plano: Djidjé e Ti Ganga (Amaro)



• foto jovem. de pé ao centro



• Atividade desportiva: frequentou o 1º curso de treinadores de futebol realizado na capital, 3 Ago 1967, Praia, Santiago, Cabo Verde. A figura junta é o da notícia publicada em 03-08-1967 no nº 260 do semanário capitalino "O Arquipélago".



• Categoria / função laboral: 3º oficial da Direcção Nacional de Finanças, 31 Out 1975, Praia, Santiago, Cabo Verde. (cf. ao lado, um extrato do B.O. nº18 de 3.11.1975).



• Foto 3ª idade.

• Nota biográfica: por SPORTSMÍDIA (aquando do falecimento), 30 Dez 2020. José João Resende (Djdidjé) formou com o também falecido José Antunes (Tóca) a dupla de treinadores que comandou a Seleção da República de Cabo Verde, nos dois primeiros jogos internacionais, portanto, um dos fundadores da Seleção de Cabo Verde.

Os jogos foram contra a Guiné Conakry e a Guiné Bissau, em abril de 1978, em Bissau pela Taça Amizade que mais tarde passou a ser Taça Amílcar Cabral.

Em 1983, ele voltaria a Seleção, desta vez como Adjunto, durante a Taça Amílcar Cabral em Nouakchott na Mauritânia, ele teve de assumir o comando, após a demissão em plena prova de Dú Fialho.

Djidjé mexeu na equipa e promoveu a estreia do guarda-redes Neno que na época jogava no Barreirense e que mais tarde representaria o Benfica e passou a representar a Seleção de Portugal.

No ano seguinte na mesma Taça Amílcar Cabral, mas desta vez em Freetown na Serra Leoa, voltaria a reeditar a equipa técnica da primeira seleção, junto com Tóca.

Djidjé que foi futebolista e treinador de equipas na Capital, também foi Secretário Geral da Federação Cabo Verdiana de Futebol.

Luís Almeida antigo presidente da Associação Académica da Praia disse ao Sportsmídia, que Djidjé começou como treinador, na altura que o presidente da Micá, era o Dr. Fragoso, com a saída dele, Almeida passou a presidente e Djidjé foi adjunto do carismático treinador Toca.

Ele não foi fundador da Associação Académica da Praia, porque na altura não estava na Cidade da Praia, pois, era da Força Aérea Portuguesa. Quando regressou, foi representar o Vitória como jogador.

Almeida foi avançando, que quando foi eleito presidente da Federação Cabo-Verdiana de Futebol, José Resende, fez parte da sua equipa como responsável pelas selecções.

Sentidas condolências e consolação.


imagem

José casou com Margarida Afonso Sanches SEMEDO ®, filha de Joaquim Afonso SEMEDO e Isaura SANCHES ®. (Margarida Afonso Sanches SEMEDO ® nasceu a 5 Dez 1943 em Bissau, Guiné-Bissau.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 26 Set 2021 com Legacy 9.0 de Millennia