António Bento FEIJÓO

João Maria FEIJÓO ®
(1801-1884)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. ?

João Maria FEIJÓO ®

  • Nascimento: 23 Jun 1801, Lisboa, , Lisboa, Portugal 1 2
  • Baptizado: 5 Jul 1801, Lisboa, , Lisboa, Portugal 1
  • Companheiros (1): ?
  • Óbito: 4 Jul 1884, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 83 anos de idade 1
  • Sepult.: Lisboa, , Lisboa, Portugal
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Colocado tinha a patente militar de General de brigada 2

• Nota biográfica:,. General de Divisão, Conselheiro de Sua Magestade, Membro do Estado Maior General do Exército, Lente proprietário da cadeira de arquitectura civil da Academia de Fortificação de Artilharia e Desenho, Lente proprietário da cadeira de arquitectura civil, rios e canais da Escola do Exército, Director dos estudos da secção das ciências de construcções da Escola do Exército, Vice-Presidente e Presidente (1867 e 1868) da Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses(desde a fundação desta associação até a sua morte em 1884), Inspector dos Incêndios da Cidade de Lisboa (1836 a 1851), Grão-Mestre e Soberano Grande Comendador (da Maçonaria) do Grande Oriente do Rito Escocês Antigo Aceite, e Pesidente da Sociedade de Beneficiência de Nossa Senhora da Encarnação. Ele está ligado à construção de muitos monumentos nacionais e edifícios importants da Cidade de Lisboa e à reconstrução de outros como a Igreja de São Miguel do Castelo em Guimarães onde foi baptizado D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal.



• Condolências, agradecimentos:,. O CONSELHEIRO JOÃO MARIA FEIJÓO

No dia 4 de julho do presente anno, finou-se o ex. m ° sr. Conselheiro João Maria Feijóo em avançada idade, causando este triste acontecimento bastante magoa a todas as pessoas que tinbam tido a fortuna de conhecer tão respeitável ancião, e muito principalmente aos seus amigos e consocios que tanto o prezavam pelo seu saber e excellentes qualidades.

Dedicou-se primeiramente aos estudos militares com grande distincção, e foi depois por muitos annos Lente na Escola do Exército de Lisboa, como Director de estudos da secção de sciencias de construcção, onde grangeou a veneração dos estudantes militares pela sua affabilidade e pelo zeloso empenho de lhes proporcionar o máximo conhecimento no curso de que era digno professor.

No anno de 1842 foi preferido pelo município da capital para tomar a inspecção dos incêndios, onde adoptou pela sua superior intelligencia, actividade e zelo acertadas providências neste importante serviço publico; porém, annos depois resignou este emprego por um brioso comportamento.

Tendo vagado o logar de professor na antiga escola de architectura civil na aula dos Caetanos, foi nomeado para exercer esta cadeira, e ahi patenteou possuir os precisos conhecimentos n'este especial ensino, aliás pouco vulgar nas pessoas que se dedicam aos ramos scientificos militares, às quaes são muito mais necessários outros para exercerem a carreira a que pertencem: havendo tido o sr. Conselheiro Feijóo no exercício do ensino de architectura civil a satisfação de habilitar muitos novéis architectos civis, que ainda hoje se distinguem pelos seus trabalhos na sua nobre profissão.

Havendo nós fundado a Associação dos Architectos Civis Portuguezes em 1863, depois da organisação d'esta sociedade com os socios architectos que convidámos para este fim, resolvemos admittir no numero dos membros fundadores tão distincto professor da especialidade. Foi portanto o sr. João Maria Feijóo considerado um dos socios fundadores como em testemunho que esta Associação lhe dava, reconhecendo-lhe o seu saber architectonico.

Na creação d'esta Associação foi eleito vice-presidente, logar que occupou até ao seu fallecimento; exercendo também o de presidente nos annos de 1867 e 1868. Era um dos socios que mais se interessava pelo desenvolvimento d'esta Associação, auxiliando-a com a sua illustração e assiduidade nos mais importantes trabalhos que temos emprehendido.

Na sessão solemne de 1877, apresentou este insigne socio uma notável memória ácerca da construcção primitiva das abobadas do edifício monumental de Alcobaça, na qual assignalava o subido gráo de merecimento n'esta remota construcção por ter sido o primitivo trabalho executado por aquelle modo em Portugal. A maneira lúcida e a mestria da descripção scientifica d'essa dissertação, mais uma vez manifestaram seu profundo saber no ramo da construcção civil ; recebendo pela mesma memória merecidos louvores e applausos dos seus consocios e do auditorio que assistia à sessão solemne d'esta Associação. Em attenção por um tão instruetivo trabalho architectonico, tivemos a honra de propor este distincto socio para ser laureado com uma medalha de prata, que lhe foi unanimemente conferida, recebendo esse bem merecido prêmio das mãos do nosso Augusto Presidente Perpetuo e Protector S. M. El-Rei O Senhor D. Fernando na sessão publica de 16 de julho de 1878.

Quando alguém se faz notar no seu paiz por superiores conhecimentos scientificos e adquire por distinctos serviços artísticos a estima e veneração, não só dos seus confrades, mas também de todas as pessoas illustradas, é sem duvida o seu passamento recebido sempre com grande pezar, deplorando-se como deploramos a respeito do conselheiro Feijóo a perda de um cidadão prestante, de um brioso militar, de um cultor desvelado de um dos ramos mais considerados das Bellas-Artes. Foi pois com profunda consternação que os socios da Real Associação dos Architectos Civis e Archeologos portuguezes soffreles estavam a dolorosa separação de um tão prezadíssimo collega: será a sua memória conservada sempre com ufania para Portugal, fará também proclamar o seu nome com veneração por todos que soubeles estavam avaliar o verdadeiro mérito, e não olvidam os relevantes serviços dos distinctos archilectos.

J. Possidonio da Silva.


imagem

João teve uma relação com ?. (? faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 Jorge FORJAZ, Genealogia das ilhas do Fogo e Brava e de Bisssau - Subsídios, 2 volumes (Ponta Delgada, Açores, Portugal: Letras LAVAdas, 2019), vol. 1: pg. 291.

2 ; clique aqui

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia