Jacinto Augusto MEDINA
(1838-cerca de 1895)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Ana da Silva Pinto FERRO

Jacinto Augusto MEDINA 1

  • Nascimento: 1838, Funchal, , Madeira, Portugal 2
  • Baptizado: Funchal, , Madeira, Portugal
  • Casamento (1): Ana da Silva Pinto FERRO a 10 Out 1865 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde
  • Óbito: cerca de 1895, Funchal, , Madeira, Portugal com cerca de 57 anos de idade 2
  • Sepult.: Funchal, , Madeira, Portugal
imagem

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Nsa. Sra. do Monte

Símbolo  Notas sobre o baptismo:

Capela de São Filipe, Freg. Santa Maria Maior

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Profissão: médico.

• O que se conta desta pessoa. Médico habilitado pela Escola Médico - Cirúrgica do Funchal em 1861.
Cirurgião. Em 1856 partiu para Cabo Verde, como médico do quadro de saúde, e sendo já viúvo, ali casou com D. Ana da Silva Pinto Ferro. Empregado publico.

• Nota biográfica: por Maria de Lurdes Caldas. A Sociedade de Geografia de Lisboa teve, entre os seus sócios fundadores, um Medina e Vasconcelos -- Jacinto Augusto Medina (avô de Henrique Medina Carreira). Jacinto era filho do tabelião Feliciano Jacinto Medina e Vasconcelos (primo dos irmãos Medina e Vasconcelos que se fixaram em Cabo Verde) e de Emília Epifânia Medina. Nasceu na Madeira, em 1838, e cursou a Escola Médico-Cirúrgica do Funchal (onde também se formou José Martins de Vera-Cruz). Em 1863, contando 25 anos, casou-se com Leopoldina Cândida Cordeiro, de 22 anos, natural de Chaves e irmã do grande Luciano Cordeiro (fundador da Sociedade de Geografia de Lisboa e seu primeiro secretário perpétuo, estudioso de muitos e variados assuntos, africanista, professor, jornalista, grande patriota). No ano anterior, tinha sido nomeado facultativo de 2.ª classe do quadro de saúde da província de Cabo Verde, vencendo 22$000 mensais, mais 5$400 de emolumentos e 40$000 de gratificação. Em 1864, foi transferido para Bissau (ele, a quem a insalubridade de Santiago já trazia tão doente). Regressou ao arquipélago, onde, com as funções de facultativo, acumulou as de observador meteorológico, que durante anos desempenhou. Até fins de 1879, como a Praia ainda não dispunha de um edifício destinado a esse fim, foi na sala onde se reunia a Junta de Saúde de Cabo Verde, no hospital civil e militar, que esteve instalado o posto meteorológico. A distância da metrópole não impediu o médico da Armada Real Jacinto Augusto Medina de ter sido um dos sócios-fundadores da SGL, com o número 6. Afinal, era cunhado da alma da Sociedade, Luciano Cordeiro, com quem parece ter continuado a dar-se muito bem, mesmo depois da morte de Leopoldina Cândida. Tornou-se muito assíduo às sessões a partir de Dezembro de 1880, altura em que veio trabalhar para Lisboa, para o Hospital da Marinha, e em que passou à classe de sócio ordinário, com o número 462. Participou na famosa expedição científica multidisciplinar à Serra da Estrela, no Verão de 1880. Integrou a expedição na secção médica, juntamente com Sousa Martins.

• Atividade de investigação/pesquisa: expedição científica multidisciplinar à Serra da Estrela, 1880. O texto que segue é de autoria da investigadora Maria de Lurdes Caldas:

"Jacinto Augusto Medina fez parte das muitas dezenas de sócios da Sociedade de Geografia de Lisboa que, no Verão de 1880, integraram a expedição científica multidisciplinar à Serra da Estrela. Integrou a expedição na secção médica, juntamente com Sousa Martins, professor da Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa e médico que encantou todos quantos com ele privaram. Abordaram os dois as patologias de altitude, a climatologia médica e a flora medicinal. A Sousa Martins interessava assegurar-se da pertinência da instalação de um sanatório na região para acolher os doentes de tuberculose pulmonar. Um quarto de século depois, o seu projecto concretizou-se, com a inauguração do sanatório baptizado com o seu nome, mas já não a tempo de o receber, a ele, a quem, entretanto, fora também diagnosticada a doença. Às 20 horas e 15 minutos de 1 de Agosto, partiram então de Lisboa Jacinto Augusto Medina e a maior parte dos expedicionários, saudados pelos muitos (entre os quais, o presidente do Conselho de Ministros) que se deslocaram à gare de Santa Apolónia para assistir à partida."

• Atividade profissional: por Maria de Lurdes Caldas, 1883. " Em Junho de 1883, findou a sua comissão de três anos no Hospital da Marinha. Este foi um Verão recheado de novidades agradáveis para Jacinto Augusto. Por portaria régia (n.º 57, de 26 de Março de 1883), foi, mais uma vez, nomeado facultativo, por comissão, do quadro de saúde de Cabo Verde. Foi igualmente reconhecido pelas autoridades locais do arquipélago como vice-cônsul da República do Uruguai A sua competência meteorológica foi também implicitamente sancionada pelo ministro (e seu consócio da Sociedade de Geografia de Lisboa) Barbosa du Bocage, que o encarregou da organização e direcção do Posto Meteorológico do Mindelo, funções pelas quais lhe seria abonada a gratificação anual de 200$000. Jacinto Augusto tomou posse do novo cargo e entrou em funções a 3 de Agosto de 1883."

• Descendência. Já viúvo, obteve, em 29 de Agosto de 1885, autorização para se matrimoniar com a bravense Ana da Silva Pinto Ferro. Parece que o casal tinha a "obsessão augusta", uma vez que nomeava todos os seus filhos Augusto ou Augusta:

• Virgínia Augusta,
• Ernesto Augusto,
• Jacinto Augusto,
• Luís Augusto
,
• Maria Augusta


imagem

Jacinto casou com Ana da Silva Pinto FERRO, filha de Manuel da Silva Pinto FERRO e Júlia Maria da Purificação GODINHO, a 10 Out 1865 em Mindelo, São Vicente, Cape Verde. (Ana da Silva Pinto FERRO nasceu a 18 Ago 1865 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde 2, baptizado a 29 Jul 1867 em São João Baptista, Ilha Brava, Cabo Verde 2 e faleceu em † 2.)


imagem

Fontes


1 Arquivo Pessoal de Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva. cópia GEDCOM, fruto do trabalho genealógico de
Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva

2 Arquivo Pessoal de Luís Bernardo Ortet de Barros Barbosa da Silva.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta dum contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para nos contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 23 Out 2021 com Legacy 9.0 de Millennia