seta seta seta
Bartolomeu Vieira de VASCONCELOS
Maria Tavares Barbosa Monteiro REBELO
Amaro Monteiro REBELO [7m]*
(1737-)
Maria Dornalha de ANDRADE [7m]*
(Cerca de 1735-)
Manuel de Jesus BARBOSA
(Cerca de 1784-Cerca de 1890)
Maria Fidalga Monteiro REBELO
(Cerca de 1782-)
Amaro Monteiro BARBOSA
(1810-1874)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Josefa do SACRAMENTO MONTEIRO

Amaro Monteiro BARBOSA

  • Nascimento: Jul 1810, Fogo, Cabo Verde
  • Casamento (1): Josefa do SACRAMENTO MONTEIRO cerca de 1836 em Fogo, Cabo Verde
  • Óbito: 2 Ago 1874, São Lourenço, São Filipe, Fogo, Cabo Verde com 64 anos de idade
  • Sepult.: Ago 1874, São Lourenço, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Após enviuvar seguiu vocação religiosa e tornou-se padre

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:



• Agradecimento: da visita do Governador Geral da Província à ilha do Fogo, em 1844, em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. 1 Cf. ao lado a lista dos signatários da carta de felicitação, redigida na decorrência de um voto de agradecimento, havido numa Vereação Geral composta de todas as classees, realizada em sessão de 7 de fevereiro de 1844 da Câmara Municipal do Fogo.

NB: todos os assinalados com um ponto vermelho possuem uma página própria neste site geenealógico

• Cargo: Membro do Conselho Municipal do Fogo, em 1844. 1 cf. recorte nesta página



• Atividade administrativa: Comissão preparadora dos produtos para a História Natural, nomeada, em 1850, em Cabo Verde.
Vogal por Fogo (ver figura ao lado, composta por recortes da circular n 67, publicada no nº 20 do Boletim Oficial do Governo Geral de Cabo Verde em 18 de maio de 1850)

NB: No recorte junto, todos os assinalados figuram em páginas próprias neste site genealógico.



• Haveres, bens e propriedades: 1856, em Fogo, Cabo Verde. Consta da "Relação dos senhores proprietários de escravos de 1856" (Apenso 8, Livros #330 e 331) Ilha do Fogo, Cabo Verde, que na sua residência na ilha do Fogo, possuía 10 escravos.

Ver figura ao lado, extraída do livro "Cabo Verde - formação e extinção de uma sociedade escravocrata" de António Carreira publicado pelo Centro de Estudos da Guiné Portuguesa em 1972, para constatar o que foi a escravatura em Cabo Verde entre 1460 e 1878.
NB: todos os que, nesta lista, estão assinalados com um ponto vermelho e realçados a amarelo, têm uma página genealógica nesta árvore.

• Título: cónego, em 1856,.



• Foi sepultado no Cemiterio São Lourenço em São Filipe, Fogo, Cabo Verde.



• Sepultura/Campa.


imagem

Amaro casou com Josefa do SACRAMENTO MONTEIRO, filha de Francisco José do SACRAMENTO MONTEIRO e Ana Maria Benedita BARBOSA, cerca de 1836 em Fogo, Cabo Verde. (Josefa do SACRAMENTO MONTEIRO nasceu cerca de 1817 em Fogo, Cabo Verde e faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 Boletim Oficial de Cabo Verde, BO nº 55 do Governo Geral de Cabo Verde. Data cit.: 16 Mar 1844.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 19 Nov 2024 com Legacy 9.0 de Millennia