Manoel PIRES [12m]*
(cerca de 1535-)
Sebastião de FREITAS [11m]*
(cerca de 1565-cerca de 1644)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Rodrigues de ALVARENGA [11m]*

Sebastião de FREITAS [11m]* 1

  • Nascimento: cerca de 1565, Silves, , Faro, Portugal 1
  • Casamento (1): Maria Rodrigues de ALVARENGA [11m]* em 1592 em São Paulo, , São Paulo, Brazil
  • Óbito: cerca de 1644, Franco da Rocha, , São Paulo, Brazil com cerca de 79 anos de idade 1
imagem

Símbolo  Notas gerais:

Sebastião foi Cavaleiro-fidalgo da Casa Real Portuguesa.

Em 1591, transferiu-se para a Bahia, como soldado da companhia do Capitão Gabriel Soares, na comitiva do Governador Geral Dom Francisco de Sousa, com a missão de o acompanhar em uma viagem ao sertão em busca de minas de prata. Estas minas haviam sido oferecidas a El-Rei Dom Felipe por um certo Roberto Dias, natural da Bahia, que assegurou haver mais prata no Brasil que ferro em Bilbao. Gabriel morreu durante a empreitada. Roberto, que pretendia ser nomeado Marquês das Minas, foi despachado com o simples cargo de Administrador Geral, enquanto o título de Marquês foi conferido a Dom Francisco. Decepcionado, Roberto morreu sem contar o segredo da localização das minas de prata, onde obtivera o metal de sua finíssima baixela e para a decoração de sua capela.

Em 1592, Sebastião transferiu-se da Bahia para a Capitania de São Vicente, onde "prestou muitos serviços".

Em 1594, participou como imediato da bandeira do Capitão-mor Jorge Correia contra os índios de Mogi.

Em 1595, participou de uma expedição comandada pelo Capitão Manoel Soeiro.

Em 1596, foi praça da bandeira do Capitão-mor João Pereira de Sousa Botafogo ao rio Sapucaí.

Em 1599, tomou parte do socorro à vila de Santos, atacada por piratas holandeses.

Entre 1599 e 1605, acompanhou as jornadas de Dom Francisco de Sousa às minas de Araçoiaba, São Roque e Jaraguá.

Em 26 de Junho de 1600, o Governador Geral o nomeou Cavaleiro da Casa Real.

Em 22 de Julho de 1606, recebeu a do Capitão-mor Jerônimo Correia Souto Mayor a patente de Capitão. Comandou então uma tropa para novamente socorrer a vila de Santos ameaçada pelos holandeses.

Em 1609, acompanhou o Governador Geral até a vila de São Paulo de Piratininga.

Em 1628, participou da grande bandeira de Antonio Raposo Tavares ao Guairá.

Entre 1596 e 1635, exerceu vários cargos na Câmara de São Paulo.

Em 1594, já casado, Sebastião acompanhou o Capitão Jorge Corrêa ao sertão, combatendo o "bárbaro gentio" de Mogi, que viera cercar a Vila de São Paulo.

Em 1595, com seus escravos, retornou ao mesmo sertão com o Capitão Jerônimo Pereira de Sousa, para novamente combater as tribos nativas, "a bem e utilidade da Capitania".

Em 1600, por estes e outros serviços, foi armado Cavaleiro em São Paulo por Dom Francisco de Sousa, com faculdade régia.

Em São Paulo, "foi pessoa de respeito, autoridade e estimação, tendo sempre as rédeas do governo".

Em 2 de Janeiro de 1604, recebeu terras de sesmaria "para fazer suas roças".

Em 1606, recebeu de Jerônimo Corrêa Souto Mayor (Capitão-mor governador da Capitania e loco-tenente do donatário Lopo de Sousa) a patente de Capitão da Gente de Piratininga do Campo de São Paulo, com a responsabilidade de acudir em todas as ocasiões de presença inimiga na costa ou nos arredores da vila.

Em 1628, participou da famosa bandeira de Antonio Raposo Tavares ao Guairá.

Símbolo  Notas sobre o nascimento:

Na vila de Lagoa (ou Alagoa), na comarca de Silves, distrito de Faro, na província do Algarve

Símbolo  Notas sobre o óbito:

Faleceu em sua fazenda em Juqueri, SP.

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• patente militar: Capitão. 1


imagem

Sebastião casou com Maria Rodrigues de ALVARENGA [11m]*, filha de António Rodrigues de ALVARENGA [12m]* e Anna RIBEIRO [12m]*, em 1592 em São Paulo, , São Paulo, Brazil. (Maria Rodrigues de ALVARENGA [11m]* nasceu em 1577 em São Paulo, , São Paulo, Brazil e faleceu a 17 Jul 1666 em Sao Vicente, , São Paulo, Brazil.)


imagem

Fontes


1 ; 1. Luís Gonzaga da Silva Leme. Genealogia Paulistana. Vol. II (Leme), pág. 352,475; Vol. III (Prado), pág. 95; Vol. V (Cunha Gago), pág. 5; Vol. V (Alvarenga), pág. 215; Vol. VII (Moraes), pág. 56; Vol. VII (Freitas), pág. 168; Vol. VIII (Dias), pág. 11.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados, à medida que informações fidedignas me forem fornecidas.

3) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais a branco e preto e/ou degradadas, vão sendo, após tratamentos digitais, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Ago 2022 com Legacy 9.0 de Millennia