seta seta
José Maria de Medina e VASCONCELOS
(1821-1874)
Amália Luísa de ARAÚJO
(1828-1921)
José Nunes LESSA
(1839-)
Emília Rosa NUNES
Sérvulo de Paula Medina e VASCONCELOS
(1858-1944)
Isabel Nunes LESSA
(-1900)

José Lessa de Medina e VASCONCELOS ®
(1899-1954)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Maria Amélia Anahory de OLIVEIRA
2. Cidália AZULAY

José Lessa de Medina e VASCONCELOS ®

  • Nascimento: 28 Jan 1899, Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde 1
  • Casamento (1): Maria Amélia Anahory de OLIVEIRA
  • Casamento (2): Cidália AZULAY em Jul 1928 em Cabo Verde
  • Óbito: 1954 com 55 anos de idade

Símbolo   José também usou o nome Nho José Medina.

imagem

Símbolo  Notas sobre o óbito:

no mar

imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• Nota biográfica:,. Fillho adoptivo de Eugénio de Paula Tavares e Guiomar Leça (esta adoptou-o em tenra idade devido ao falecimento da mãe, irmã dela)

• Nota biográfica: por Tó Faria,,. 2 José Leça de Medina e Vasconcelos, provavelmente um dos maiores compositores de Cabo Verde, nasceu na ilha Brava a 28 de Janeiro, 1899. Filho do General Sérvulo de Paula Medina e Vasconcelos e de Isabel Nunes Leça. Atingido pela tuberculose nos anos 50, José Medina faleceu a bordo do navio "Vera Cruz" que o transportava para Portugal a fim de se tratar, (21 de Maio, 1953). José Medina é uma personalidade de quem muito pouco se tem falado, mas que no entanto foi um dos que mais contribuiu para o florescimento e a manutenção do aspecto cultural que identifica a Morna. Foi um músico exímio nos instrumentos de corda. Foi igualmente parceiro de vários compositores, entre os quais Eugénio Tavares, Rodrigo Peres, Silvestre Faria, Eduíno e João José Nunes na criação de algumas das mais célebres mornas da Brava e de Cabo Verde. Musicou uma grande parte das nossas mornas que ainda hoje cantamos e ao som das quais dançamos. Quase todos os poetas do seu tempo que escreveles estavam mornas tiveles estavam a ajuda de José Medina.



• Assinatura / Rubrica: em documento assinado a 1929.

• Categoria / função laboral: em 1929 era 1º aspirante aduaneiro, na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde. 1

• Em 1929 residia na Nova Sintra, Ilha Brava, Cabo Verde. 1


imagem

José casou com Maria Amélia Anahory de OLIVEIRA, filha de Henrique José de OLIVEIRA e Ana Rosa ANAHORY. (Maria Amélia Anahory de OLIVEIRA nasceu em Ilha Brava, Cabo Verde 3 e faleceu em † 3.)


imagem

José a seguir casou com Cidália AZULAY em Jul 1928 em Cabo Verde. (Cidália AZULAY faleceu em †.)


imagem

Fontes


1 "lDivulgados por FamilySearch," Número do Filme: 007031407; registo nº 35, imagens 14 e 15; Arquivo Nacional de Cabo Verde, Praia. Data cit.: 6 Set 1929; clique aqui

"Cabo Verde,Bilhetes de identidade, Praia, RPSAC-Cx 408, peça 01, 1929-1939.Arquivo Nacional de Cabo Verde (Cape Verde National Archives), Praia.

2 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013; cópia GEDCOM facultada por
Luís António Martins Pinheiro de FARIA

3 compiled by Luís António FARIA; supplied by FARIA, Maio de 2013. Data de reg.: Mai 2013.

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia