seta seta
Luís Gomes BARBOSA
(1839-1910)
Margarida Júllia Gomes BARBOSA
(1851-1881)
Alírio João de MATOS ®
(1880-1960)
Margarida Júlia Gomes BARBOSA
(1880-1963)

João Moreira Barbosa MATOS ®
(1912-1984)

 

Relações da família

Cônjuges/Filhos:
1. Ilda Carlos de MEDINA

João Moreira Barbosa MATOS ®

  • Nascimento: 26 Jul 1912, São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Casamento (1): Ilda Carlos de MEDINA a 6 Jul 1939 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde
  • Óbito: 23 Dez 1984, Lisboa, , Lisboa, Portugal com 72 anos de idade
imagem

Símbolo  Eventos de relevo na sua vida:

• O que se conta desta pessoa. Curso Superior de Administração, foi inspector Chefe do quadro administrativo em Moçambique.
Estudou no Liceu Infante D. Henrique (depois Gil Eanes) do Mindelo, ilha de S. Vicente. Funcionário administrativo, entrou para a função pública em 30 de Novembro de 1932 como aspirante dos Serviços Aduaneiros da Guiné tendo sido colocado em Bissau. Mais tarde em 27 de Março de 1940, foi colocado em Moçambique onde foi administrador de concelho. Seguiu depois para Lisboa tirar o curso do Instituto Superior de Estudos Ultramarinos (então designado Altos Estudos Ultramarinos) que concluíu em 1949 Logo a seguir esteve em comissão de serviço na sua terra natal e foi administrador do concelho da ilha de S. Vicente de 9 de Maio de 1950 a Maio de 1951, Aproveitou a sua comissão em Cabo Verde para publicar os seus livros. Colocado de novo em Moçambique, foi promovido a intendente administrativo em 11 de Fevereiro de 1959 e em 1962 era governador interino do distrito de Gaza, Moçambique. No campo da imprensa cabo-verdiana, colaborou com contos no Cabo Verde - Boletim de Propaganda e Informação. [Um João Matos colaborou no O Eco de Cabo Verde. Publicou: Graus da hierarquia administrativa colonial, 1950 e O progresso do núcleo social caboverdeano e o termo da sua evolução colonial, S. Vicente, 1951, 62 p.



• Aposentou-se a 29 Out 1974. BO nº1 de 4-1-1975


imagem

João casou com Ilda Carlos de MEDINA, filha de Cândido Caetano Carlos de MEDINA e Maria FARIA, a 6 Jul 1939 em São Filipe, Fogo, Cabo Verde. (Ilda Carlos de MEDINA nasceu a 13 Fev 1920 em Estados Unidos da América e faleceu a 28 Mar 2011 em Lisboa, , Lisboa, Portugal.)


imagem

Esclarecimentos do administrador deste site genealógico:

1) Por falta de um contacto (ou algumas vezes por descuido), não me foi possível pedir às pessoas a devida autorização para divulgar seus dados e/ou fotos neste site. A estas pessoas apresento desde já desculpas pelos eventuais constrangimentos causados por este procedimento, que não foi por indelicadeza, mas sim e apenas com intuito académico. Assim, aos que não desejariam conceder tal autorização, peço o favor de me contactarem com instruções a respeito (endereço electrónico incluso nesta página).

2) Este site tem também o propósito de recolher dados e correcções que permitirão aperfeiçoar o trabalho de pesquisa, pois certamente há de conter imprecisões. Assim, contamos consigo, e se quiser comentar ou solicitar o retiro, acrescento ou a troca de dados, documentos ou fotografias, sinta-se livre para me contactar (e-mail a seguir). Em muitas páginas não se encontram listados todos os filhos da pessoa apresentada. Nada impede de virem a ser paulatinamente acrescentados à medida que informações fidedignas nos forem fornecidas.

3) Em genealogia, os apelidos (sobrenomes) provenientes dos maridos das senhoras casadas, são omitidos nos nomes delas. Uma das razões: não criar dificuldades nas pesquisas em registos de nascimento.

4) Os nomes seguidos de um asterisco (*) são os dos ascendentes diretos de Jorge Sousa Brito. Assim, ao navegar a partir de um nome em linha ascendente e encontrar um nome com (*), saberá que este é dum antepassado comum de JSB e do portador do nome donde partiu.

5) Fotografias originais degradadas e/ou não a cores, vão sendo, após tratamento com ajuda de programas baseados em Inteligência Artificial, paulatinamente substituídas por versões com maior nitidez, tornadas coloridas e restauradas.

6) Nomes seguidos de um ® estão retratados por uma fotografia, uma pintura, um desenho, uma caricatura ou uma escultura de seu portador

7) A todos os que quiserem colaborar na construção desta árvore, convido igualmente a enviar informações, ficheiros e fotos para:

Emailjorsoubrito@gmail.com.

Pode procurar outros eventuais nomes nesta árvore utilizando a "box" a seguir:




Início | Sumário | Apelidos | Lista de nomes

Esta página Web foi criada a 10 Abr 2024 com Legacy 9.0 de Millennia